Faça sua reserva

Faça sua reserva

Selecione o resort
Check-in
Check-out
Adultos
Crianças
Foto de uma praia

Imprensa

Voltar

Amarante treina mais de mil colaboradores para ações em prol do meio ambiente

A expectativa da Amarante é treinar 100% do quadro de funcionários da empresa

Pela quantidade de pessoas que passam por hotéis e resorts e pela quantidade de processos que eles são submetidos, a hotelaria é um dos segmentos que acaba gerando mais resíduos e sendo maléfico para o meio ambiente. Um estudo, de 2020, conduzido pela University of Wisconsin – Stout, apontou que os resíduos gerados em hotéis, entre eles estão o plástico, metais ferrosos, papéis, vidros e borrachas, poderiam ser reciclados, porém, muitos não são.

Tendo em vista esse cenário e o crescimento das ações de ESG, a Amarante, administradora dos resorts Salinas Maragogi, Salinas Maceió e Japaratinga Lounge Resort, está realizando ações de aprimoramento do plano de gerenciamento de resíduos sólidos, educação ambiental, monitoramento de fauna e flora, dentre outras atividades. As ações representam a sigla "E" do ESG. A sigla vem do inglês Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G).

Segundo Maria Luiza Romão, Gerente de ESG da Amarante, as ações priorizam a gestão de resíduos. “Começamos por meio da segregação, partimos para o armazenamento correto e encaminhamento para a reciclagem, juntamente com cooperativas de catadores, contribuindo com a geração de emprego e renda para as comunidades locais ”, explica.

Um outro pilar da preocupação da Amarante com o meio ambiente é o tratamento de efluentes gerados nos resorts. Por isso, a empresa está investindo na construção de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) no Salinas Maragogi, além disso o Salinas Maceió e o Japaratinga Lounge Resort já contam com ETEs implementadas e em contínuo aprimoramento.

A Amarante está investindo em ações de sensibilização e conscientização dos profissionais do corporativo, em Recife, e também dos colaboradores dos três resorts que administra em Alagoas. Já treinamos mais de mil profissionais e a expectativa é de que até o final de 2022 todos os colaboradores passem pelos treinamentos.

Além disso, a empresa realiza atividades de educação ambiental para auxiliar os colaboradores e hóspedes a entender a importância do cuidado com o meio ambiente. Como exemplo, Maria Luiza cita as ações realizadas no Dia Mundial da Água, no Dia da Reciclagem, na Semana do Meio Ambiente, no Dia do Consumo Consciente e no Dia do Mar.

E a empresa não pretende parar por aí, está em andamento um plano de ação que busca reduzir a geração de resíduos de plástico e de papel nos hotéis, estruturar processo de logística reversa, e utilizar produtos mais ecológicos.

“Queremos trazer para a nossa empresa sempre a perspectiva de melhorias, seja ela para o meio ambiente, colaboradores ou para os clientes, pois ambos têm grande importância no nosso segmento e se alinham com a nossa missão, visão e valores”, finaliza a gerente.

Sobre a Amarante A Amarante atua no setor de Turismo e Lazer do Brasil, colaborando com o mercado do Nordeste com os tradicionais Salinas Maragogi, Salinas Maceió, além do empreendimento recente, o Japaratinga Lounge Resort. Os resorts oferecem serviço All Inclusive, ou seja, todas as refeições, lanches, petiscos e bebidas estão inclusas no valor da diária, qualificando ainda mais a experiência dos hóspedes. No caso do Japaratinga Lounge Resort, o All Inclusive é Premium , todos os cardápios são assinados por renomados chefs da região.